Travesseiros de espuma: conheça as tecnologias da Flexível

Os travesseiros estão diretamente relacionados à qualidade do sono e também podem impactar na postura e circulação sanguínea. Não é por menos que o mercado moveleiro está cada vez mais inovador e os fabricantes estão sempre buscando por opções de materiais e tecnologias que aumentem o conforto e a durabilidade do produto.

As espumas de poliuretano (PU) oferecem uma grande variedade de características para a fabricação de produtos de conforto, como travesseiros, almofadas, descanso de pescoço, encostos, entre outros. Por isso, o PU é a matéria-prima base para diferentes tipos de travesseiros. E para que os fabricantes consigam atender os diferentes gostos e necessidades dos consumidores, a Flexível oferece diversas tecnologias de espumas de poliuretano. São elas: Viscoelástico, Viscoelástico Lavável, Tipo Látex e HR (alta resiliência).

Continue lendo a matéria abaixo para conhecer as principais vantagens de cada uma delas.

 

 

Viscoelástico

A espuma viscoelástica – também conhecida como espuma da NASA – é uma das espumas de poliuretano mais confortáveis do mercado. A tecnologia é automoldável e termossensível, ou seja, é uma espuma de baixa resiliência capaz de retornar ao seu formato original, sem deformações. Sua capacidade de memória permite que a espuma se adapte facilmente ao contorno e à temperatura da cabeça e do pescoço, exercendo uma menor pressão na região e contribuindo para a melhora da circulação sanguínea.

Com conforto diferenciado e efeitos terapêuticos, os travesseiros e demais produtos fabricados a partir da espuma viscoelástica são usados em diversos segmentos, principalmente por hotéis e hospitais.

Outra vantagem é que a espuma pode ser produzida numa ampla faixa de densidade, com variados graus de maciez, firmeza e resistência – de acordo com a necessidade do cliente. A tecnologia também é ajustada ao processo produtivo do fabricante, tanto para os casos em que o processamento é realizado por maquinários quanto para aqueles que são feitos manualmente.

 

Viscoelástico Lavável

A espuma de viscoelástico lavável é uma evolução da tecnologia acima e traz diferenciais atrativos para os consumidores. A solução permite que a espuma seja lavada sem perder suas propriedades, como a elasticidade.

Seu principal diferencial para o consumidor é a durabilidade, já que o travesseiro pode ser higienizado regularmente – evitando a proliferação de ácaros e bactérias e estendendo sua vida útil. Já o fabricante tende a ganhar valor agregado ao seu produto, bem como um processo produtivo ágil e eficiente, isso porque a solução acelera o tempo de desmolde e garante alta estabilidade dimensional.

 

Tipo Látex

A espuma de poliuretano tipo látex é uma tecnologia que se assemelha muito com algumas características do látex natural, como o conforto e a elasticidade similar. A solução é uma alternativa mais acessível para os fabricantes que buscam oferecer um produto de alta qualidade e resiliência.

Os produtos feitos a partir da espuma tipo látex são mais pesados, possuem toque sedoso, não esquentam e retornam à sua forma original mesmo após consecutivas deformações. Outra vantagem é a fácil processabilidade.

 

Tecnologia HR (alta resiliência)

As espumas de alta resiliência (HR) – do termo em inglês High Resilience – têm como principal característica a capacidade de retornar ao seu estado inicial após receber uma carga de pressão. É uma espuma de alta qualidade e resiliência que retorna rapidamente e permite a fabricação de produtos mais firmes sem perder o conforto. Oferece ainda maior durabilidade.

 

Fale com a equipe técnica da Flexível e entenda mais sobre nossas soluções para o mercado de travesseiros e demais produtos de conforto. Conte com a gente para encontrar a solução ideal para o seu produto!

Preencha o campo "Você é"!