Sustentabilidade na produção de PU

A sustentabilidade e a preservação ambiental são temas que ganham cada vez mais relevância dentro das indústrias, sendo que muitas das práticas industriais têm consequências diretas no meio ambiente, por meio da utilização de recursos naturais.

Medidas tomadas no dia a dia e o auxílio da tecnologia nos ajustes de processos podem ajudar a minimizar significativamente os danos e promover o desenvolvimento ecologicamente correto da indústria, resultando na diminuição do impacto ambiental e em expressivos resultados financeiros para a empresa.

É importante estar ciente que o pensamento sustentável por parte das indústrias não é mais um diferencial para se destacar no mercado, mas sim um dever e uma vantagem competitiva para assegurar o futuro dos negócios. Afinal, o conceito também envolve a maior produtividade e redução de despesas e desperdícios.

A Flexível é uma indústria que desenvolveu a consciência ambiental, sendo a sustentabilidade um dos seus valores. Abaixo, você poderá conhecer quais são as práticas sustentáveis adotadas pela empresa no processo produtivo do sistema de poliuretano.

 

Consciência ambiental no processo produtivo do poliuretano

O primeiro passo para promover a sustentabilidade na indústria é conhecer muito bem todo o processo produtivo, para então determinar quais são os impactos ambientais causados durante a produção.

O processo produtivo do poliuretano envolve diferentes etapas que utilizam recursos naturais, é o caso da temperatura. A Flexível reconhece esses impactos e implementa ações para minimizá-los, mantendo uma produção aliada a atitudes sustentáveis.

 

 

Conheça as atitudes sustentáveis da Flexível no processo de produção:

Quando se trata da produção de PU, automação é a palavra-chave para a sustentabilidade! Quanto mais automizada for a produção, menor será o uso de recursos naturais.

Para reduzir o gasto energético no processo de temperatura do poliuretano, a Flexível utiliza caldeiras para aquecer tanques e reatores. Já em relação ao uso da água, é importante ressaltar que nem todo processo de poliuretano utiliza o recurso, ou seja, o uso de recursos híbridos na produção de PU é baixo, entretanto necessário para a etapa de resfriamento.

Para os processos que envolvem resfriamento, a Flexível adota o uso de condensadores ou trocadores de calor, que utilizam circuito fechado de água. Dessa forma, a água é tratada e reutilizada em sua melhor condição no processo de resfriamento.

Vale ressaltar, ainda, que o sistema de automação também auxilia na redução e melhor aproveitamento de recursos humanos, como a mão de obra qualificada, além de tornar o processo produtivo mais seguro.

 

Preencha o campo "Você é"!