Seu isocianato congelou? Saiba o que fazer!

A chegada das temperaturas baixas, sobretudo na Região Sul do País, traz à tona um problema típico do inverno para as indústrias que trabalham com o processamento do poliuretano: o congelamento do isocianato.

É muito provável que você esteja lendo esse conteúdo agora exatamente porque isso aconteceu com você. Mas para entendermos melhor o porquê de isso acontecer e como resolver, é importante conhecer a origem e a composição desse material.

 

Isocianato: o que é?

 

O isocianato é uma substância utilizada nas formulações de poliuretano. Esse componente reage com substâncias que contêm átomos de hidrogênio ativo, como o poliol, podendo dar origem a diferentes tecnologias de poliuretano, de acordo com os aditivos ou demais substâncias adicionadas à formulação.

 

Por que o isocianato congela?

 

Isso acontece quando a substância é submetida a temperaturas abaixo de 15º C ou passa por oscilações radicais. Em baixa temperatura, os átomos do isocianato se transformam em cristais, fazendo com que as soluções passem do estado líquido para o sólido.

 

O que fazer para descongelar o isocianato?

 

A primeira coisa que vem à mente da maioria das pessoas é esquentar a formulação. Mas não é aquecendo o produto de qualquer maneira que o problema será resolvido! Pelo contrário, esquentar o isocianato sem um procedimento adequado pode acabar causando a perda do material.

Mas então, o que fazer? Primeiramente é importante ressaltar que nem sempre será possível reverter a substância para seu estado original. Porém, algumas medidas podem ser tomadas para tentar que ela retorne a sua fórmula líquida. Veja abaixo:

 

Processo de liquefação

 

A transformação da formulação para o estado líquido deve ser realizada usando técnicas como estufa, banho-maria ou manta térmica.

 

Como prevenir o congelamento?

 

Para prevenir que o isocianato congele não há segredos. Você deve controlar a temperatura do ambiente onde o produto está armazenado em 25°, sobretudo durante o inverno.

Em caso de dúvidas, entre em contato com nossa equipe.

Preencha o campo "Você é"!