12 vantagens do poliuretano para o mercado calçadista

O Brasil é uma potência no mercado calçadista, como exportador mundial e também como grande mercado consumidor. Na medida em que sua relevância abre espaço para o fortalecimento e ampliação do setor, também impõe desafios diante de uma concorrência crescente. É fundamental inovar e reduzir custos com processos e materiais para garantir competitividade.

Por conta de sua versatilidade, as tecnologias de poliuretano vêm ampliando ano a ano sua participação neste mercado. Os sistemas de pu podem ser empregados na fabricação de vários componentes de um calçado: solados, entressolas, chinelos, palmilhas, entre outras partes como a língua de tênis, bananinha e em saltos de modelos femininos.

Parte fundamental da arquitetura de construção do calçado, é no solado em que o poliuretano tem sua maior participação, uma vez que a solução de pu oferece justamente as características necessárias para a sola, como conforto, leveza, flexibilidade, durabilidade e resistência à abrasão.

Leia mais: Porque as indústrias calçadistas estão usando poliuretano na fabricação de solados

De modo geral, o poliuretano entrega muitas vantagens para a fabricação de calçados, entre as quais:

Alta resistência à abrasão, flexão e rasgo;

Elasticidade;

Flexibilidade mesmo em temperaturas baixas;

Termofixos (não amolecem com o calor) e isolantes térmicos;

Calçado mais leve devido à baixa densidade do solado;

Durabilidade e conforto;

Processo simples, de alta produtividade;

Perfeição de cópia (imitabilidade);

Facilidade para variação de densidades;

Menor custo e alta vida útil dos moldes;

Facilidade de tingir;

Versatilidade na adequação às tendências;

Produção de componentes flexíveis e/ou rígidos.

Assim, as tecnologias de poliuretano asseguram, ao mesmo tempo, um processo produtivo simplificado, mais vantajoso e eficiente, bem como a fabricação de solados e componentes de calçados com diferentes características. Isto permite atender públicos e necessidades distintos em calçados esportivos, sapatos masculinos e femininos e calçados de segurança.

mercado-calçadista

Em um universo de 22 bilhões de pares de calçados produzidos todos os anos*, inovar no processo produtivo e, principalmente, no produto ofertado para o seu público, é o caminho para atender o mercado interno e consolidar a participação das empresas brasileiras no mercado mundial, onde somos a quarta principal potência do setor. O 05poliuretano pode contribuir e muito com isso.

 

*Previsão Abicalçados para 2018, conforme relatório anual

Preencha o campo "Você é"!