Porque as indústrias calçadistas estão usando poliuretano na fabricação de solados

Na procura por calçados mais confortáveis, leves e resistentes, o emprego da tecnologia de poliuretano na fabricação de solados avança. Afinal, tanto pela sua proporção como por sua funcionalidade, o solado cumpre papel essencial durante o caminhar. Cabe a ele garantir um movimento anatômico do calçado na hora de mover os pés, com praticidade e segurança.

As soluções em pu vem ao encontro das necessidades do setor produtivo, em que processos simplificados e redução de custos surgem, não como alternativa, mas como medidas necessárias para garantir competitividade em um mercado cada vez mais disputado.

Leia mais: Sistemas e vantagens na fabricação de solados, entressolas e chinelos em pu 

Inovando com pu

Como material de alto desempenho, o poliuretano também é a opção ideal para a obtenção de produtos inovadores, para atender a públicos cada vez mais exigentes, diante de uma oferta crescente de marcas, com diferentes modelos e formatos. Por suas características e versatilidade, o pu possibilita a fabricação de solados diferenciados, alinhados às últimas tendências.

poliuretano-na-fabricação-de-solados

É o caso, por exemplo, do movimento athleisure, uma tendência mundial que traz o conforto do esporte para as ruas e escritórios através das grandes marcas. Assim como as roupas, os calçados athleisure – união das palavras athletic (atlético) + leisure (lazer) – são marcados pela leveza, conforto e bem-estar, atributos plenamente obtidos a partir das soluções em poliuretano.

Quais calçados podem ter solado de pu?

O poliuretano é um material muito versátil e por isso com diferentes aplicações e resultados. Além dos tênis e calçados esportivos, ele pode ser empregado na fabricação de solados para sapatos femininos e masculinos e também em calçados de segurança.

Como item essencial para quem utiliza EPIs (Equipamento de Proteção Individual) no ambiente de trabalho, o calçado de segurança protege os pés contra possíveis batidas, diminui o impacto durante a queda de objetos e contato com soluções abrasivas, além de manter o conforto enquanto o usuário permanece de pé ou nas caminhadas.

poliuretano-na-fabricação-de-solados

Em outras palavras, o solado deve garantir que o sapato se prenda ao chão quando o usuário caminha, evitando possíveis escorregões e quedas. Por isso, o material empregado deve ser resistente, daí a vantagem do poliuretano, que oferece alta resistência à abrasão, flexão e a rasgos. Características que, em diferentes proporções, são indicadas para outros tipos de calçados, conferindo qualidade combinada com durabilidade.

Preencha o campo "Você é"!