Materiais que você pode substituir com poliuretano

Uma das maiores vantagens do poliuretano é a sua versatilidade, e isso permite que ele substitua diversos outros materiais. Confira alguns e entenda mais sobre como funciona a substituição.

Metais

Peças fabricadas em poliuretano são muito mais leves que o metal e mais fáceis de manusear. Como consequência, há uma movimentação de menor peso nas máquinas e equipamentos.

Confira os principais benefícios que o poliuretano trará nesse caso:

– Mais durabilidade

– Menor peso

– Menos ruído

– Melhor ajuste

– Menor custo de fabricação

– Resistência à corrosão

As peças de metal geralmente causam mais ruídos que as peças de poliuretano, por isso, ao fazer a troca você ainda consegue reduzir a poluição sonora no ambiente de trabalho. No caso das aplicações que seriam em metais, o PU pode substituí-lo em diversos casos, isso porque pode ser facilmente fundido em moldes mais baratos.

Outra vantagem que podemos destacar é a resistência à abrasão e corrosão, por isso poliuretanos superam os metais com grande margem. Um exemplo de aplicação são as peneiras de mineração fabricadas em poliuretano – além da ótima resistência à abrasão, podem ser fabricadas em diversas durezas, para serem usadas em diferentes fins.

Plásticos

Outro grupo de materiais que os poliuretanos podem substituir são os plásticos, garantindo muito mais resistência e performance. Como resultado, há um menor gasto com despesas ou troca de peças em equipamentos. Confira as qualidades do PU, em comparação:

– Leveza
– Resistência ao impacto
– Baixa deformação
– Variedade de moldes
– Formulações diversas
– Custo-benefício
– Durabilidade
– Variedade de dureza

 

Muitos plásticos, particularmente os de alta dureza, tendem a trincar ou quebrar quando recebem impactos ou um carregamento. Como os poliuretanos têm memória elastomérica – podem ser tencionados mesmo com altas durezas a um alongamento significante e retornar a sua dimensão original –, eles mantêm sua resistência ao impacto.

Já os plásticos, em sua maioria, quando são tencionados até certo ponto não retornam a sua dimensão original. Além disso, eles não têm alta resistência à abrasão como os poliuretanos.

Borracha

A borracha é mais um material ao qual o PU sai na frente. Confira a grande lista de vantagens em optar pelo poliuretano no lugar da borracha:

– Resistência à abrasão

– Resistência ao corte e ao rasgo

– Resistência a óleo

– Resistência a grandes carregamentos

– Grande variedade de durezas

– Claro e translúcido

– Não marca, não mancha

– Pode ser fundido

– Resistente a ozônio

– Resistente aos microrganismos

Uma das maiores vantagens do poliuretano sobre a borracha é a resistência à abrasão, ao corte e ao rasgo, bem como suportar grandes carregamentos. Além disso, você sabia que muitos poliuretanos fundidos têm cores naturais? Eles podem receber pigmentações que variam de preto a laranja fluorescente, vermelho e verde. Por isso, é muito comum ser usado em peças codificadas por cores.

Enquanto a borracha é vulnerável ao ozônio, particularmente quando disposto próximo a equipamentos elétricos, o poliuretano se destaca pela resistência também nesse caso.

Tecido

Já imaginou o poliuretano também na roupa que você veste? É possível produzir tecidos com fibras sintéticas, como elastano ou spandex, como são conhecidas nos Estados Unidos.

Tecidos com essa tecnologia são muito usados na confecção de roupas esportivas, como calças, leggings e meias. Confira os principais diferencias desses tecidos:

– Leveza

– Elasticidade

– Capacidade de retornar ao tamanho original após serem esticados

– Conforto

– Perfeito ajuste no corpo

– Alta resistência a elementos externos, como o cloro

 

Além disso, o poliuretano também está presente nas jaquetas de couro sintético. Ele ganha em leveza e ainda apresenta uma grande variedade de cores, ao mesmo tempo em que se assemelha muito do material de couro bovino.

Entre em contato com os nossos profissionais e descubra como o poliuretano pode fazer a diferença no seu negócio.

Preencha o campo "Você é"!