Impactos da mudança para o agente expansor ecológico HFO

O uso do HFO (hidrofluorolefinas) como substituto de gases HCFCs não é uma novidade no processo produtivo de poliuretano, entretanto, ainda enfrenta relutância por boa parte das empresas devido seu valor de mercado.

Desde 1º de janeiro de 2020, o Programa de Eliminação do uso de HCFC no Brasil proíbe a comercialização desse tipo de gás no processo de fabricação de espumas rígidas de poliuretano, devendo ser substituído por opções de expansores menos nocivos à camada de ozônio e ao aquecimento global.

O HFO é o produto ideal para substituir o HCFC de forma sustentável e mercadologicamente vantajosa. O HFO oferece alto desempenho, baixa inflamabilidade e mínimo potencial de aquecimento global. A solução mais prática, segura e eficiente para manter a qualidade das tecnologias em poliuretano e cuidar do Planeta.

O agente expansor ecológico HFO é uma tecnologia cada vez mais obrigatória a todos e traz inúmeros impactos positivos ao meio ambiente e aos negócios, sendo uma solução definitiva para garantir à empresa um futuro mais sustentável e competitivo.

 

Atualmente ainda existem empresas que relutam ao seu uso, pensando apenas em custos de produção. Porém, é necessário levar em consideração fatores que podem colocar a empresa em risco. É o caso do uso de substitutos inflamáveis em um parque fabril que não está preparado para o armazenamento e manuseio desse tipo de produto, podendo colocar em risco a vida dos colaboradores e o patrimônio físico da empresa.

 

Adequar a produção de poliuretano ao uso do HFO significa estar à frente do mercado, respeitando as legislações, o meio ambiente e atuando com a certeza de estar fazendo uso de um produto autorizado e seguro, que preserva a empresa de complicações futuras.

 

Impactos da mudança

 

  • Produto aumenta a performance e custo-benefício;
  • Ecologicamente correto, diminui emissões de CO₂, não prejudicando a camada de ozônio e contribuindo para a redução do aquecimento global;
  • É seguro e estável para o manuseio e também para o uso final;
  • É definitivo, ou seja, a empresa não precisará se adaptar ao uso de um novo expansor;
  • Garante vantagem competitiva;
  • Efetivo, de fácil adaptação na linha de montagem;
  • Seguro, não exige que a empresa se adapte às rigorosas legislações de produtos inflamáveis.

 

A Flexível é pioneira na adequação ao uso do HFO como agente de expansão na indústria de poliuretanos. Conte com a gente para entender mais sobre as vantagens e auxiliar sua empresa na adequação!

 

 

 

Preencha o campo "Você é"!