Como os aditivos podem melhorar suas espumas

O processo de produção de espumas de PU, também conhecido como espumação, engloba diferentes etapas de transformação de componentes e formulações que devem ser rigorosamente seguidas para a qualidade do produto final. Hoje, o principal problema nesse processo produtivo é a variação de matérias-primas utilizadas, causando uma oscilação na latitude de processo das espumas e deixando-as suscetíveis a rachos, encolhimentos e densidades variadas.

 

Para evitar tais problemas e garantir maior latitude de processo e melhor repetibilidade, a Flexível oferece uma linha completa de aditivos – componentes essenciais para a fabricação de espumas de poliuretano. Além de garantir a qualidade das espumas, os aditivos também podem melhorar suas características físicas e possibilitam que os fabricantes cumpram exigências legais nas quais alguns segmentos estão submetidos, como por exemplo os fabricantes de colchões.

 

31

 

Confira abaixo os principais problemas encontrados na espumação e como os aditivos Flexível podem ajudar a melhorar a qualidade das suas espumas de poliuretano:

 

Rachos e instabilidades no processo:

A instabilidade nas matérias-primas utilizadas ou a variação de pesagem dos componentes do processo produtivo podem resultar em espumas com rachos e perdas na produção.

 

Os aditivos estabilizadores têm por função garantir a estabilidade na fabricação das espumas, resultando em maior rentabilidade. O aditivo FLEXX® ADT 406 é uma tecnologia de alta versatilidade para processos de espumas flexíveis de poliuretano que ajuda a solucionar esses problemas de processo.

 

Variações celulares e sustentação do bloco:

Quando a dificuldade são as variações na estrutura celular das espumas, os aditivos de silicone podem ajudar a baixar a tensão superficial e regular o tamanho do núcleo de ar no crescimento da espuma, permitindo a sustentação do bloco durante e após o crescimento. Os silicones também auxiliam na abertura celular, necessária para que não ocorra o encolhimento da espuma.

 

Densidade em blocos cilíndricos:

Um problema comum na fabricação de blocos cilíndricos maiores que 1,60 m é a distribuição de densidade no bloco, apresentando discrepância entre o fundo e o topo.

 

O FLEXX® ADT 402 é um aditivo que resolve esse problema, auxiliando na distribuição da densidade, bem como na estruturação do bloco.

 

Formulação de espumas macias:

A fabricação de espumas para colchões precisa cumprir exigências legais, como as espumas macias (espumas com maior resiliência e menor dureza). Sem o uso de aditivos, o processo produtivo de espumas macias se torna muito mais complexo, devido ao desequilíbrio nos componentes utilizados.

 

O FLEXX® SOFT 120 é um aditivo estável e de fácil utilização que simplifica a fabricação e melhora as propriedades físicas da espuma, promovendo ótima maciez e conforto e permitindo reduzir o uso de agente expansor físico.

 

 

Além desses, a Flexível disponibiliza muitos outros aditivos para as mais diversas variações de processo. Entre em contato com nossa equipe e saiba mais!

 

Preencha o campo "Você é"!