Como o poliuretano está mudando o setor automotivo?

Em destaque na indústria automotiva, o poliuretano representa uma evolução tecnológica quando o assunto é conforto e design dos carros. As espumas moldadas, por exemplo, são amplamente utilizadas em bancos, apoios de braço, volantes, painéis, para-choques, teto e em muitas outras aplicações. Mas não para por aí! Além de oferecer maior conforto e design, o PU também é utilizado como isolante térmico e acústico no interior do veículo. Dos detalhes dos acabamentos ao conforto que oferece segurança, o poliuretano é uma alternativa com excelente custo-benefício para o mercado automotivo.

 

Veja abaixo suas principais vantagens e entenda como as tecnologias de poliuretano estão mudando o setor automotivo:

 

Conforto

As espumas moldadas Flexx Molded permitem a criação de bancos com diferentes densidades entre D40 e D60, resultando em assentos mais rígidos e ergonômicos, que abraçam o condutor e os passageiros e distribuem melhor a pressão do corpo. Dessa forma, as espumas de poliuretano se tornam grandes aliadas para aumentar o conforto e a segurança oferecidos pelo carro.

 

Como a espuma de PU pode ser moldada para atender diferentes necessidades, no processo produtivo a injeção do banco é feita hoje em moldes inteiros, gerando assim agilidade na linha de produção e dando a possibilidade de personalização. As montadoras estão cada vez mais preocupadas em oferecer conforto, mas, acima de tudo, segurança. Com a personalização dos bancos, hoje temos bancos que oferecem maior firmeza durante a movimentação do carro, evitando o fácil deslocamento do corpo em possíveis impactos e sustentando melhor os passageiros.

 

 

Acabamento

O poliuretano também é um grande aliado quando o objetivo é criar carros com design inovador, pois oferece maior liberdade de criação aos designers – sem adicionar peso ou volume ao veículo.

O PU moldado por injeção de reação é muito utilizado na indústria automotiva, é o maior usuário de peças de poliuretano moldadas por injeção de reação (RIM). O RIM é usado para maximizar a absorção de choque dos para-choques e spoilers de um carro sem adicionar peso ou volume, gerando um melhor desempenho no veículo.

Até recentemente, ligas metálicas eram usadas para peças externas de automóveis. No entanto, essas ligas são muito mais suscetíveis a amassados, cavacos de pedra e corrosão do que as versões de poliuretano.

As vantagens do RIM também podem ser encontradas dentro do carro: volantes, dutos de ar, tapetes e assentos, além de painéis de portas, painel de instrumentos, acessórios internos, forros de teto, colunas centrais e muitas outras partes do veículo podem receber revestimentos à base de poliuretano.

 

Isolamento acústico e térmico

As tecnologias em PU também contribuem para a redução dos ruídos e da vibração externa dentro do veículo. Por lei, todos os carros novos devem sair de fábrica com um limite máximo de ruídos. A tolerância varia de acordo com o modelo do veículo, mas a média é de 80 decibéis. Para cumprir essa exigência, a espuma de poliuretano é injetada diretamente nas partes de metal do veículo, como por exemplo no teto e portas, controlando a quantidade de decibéis dentro do carro e evitando que os ruídos externos causem desconforto.

A tecnologia Flexx Compact é utilizada na proteção do motor para isolar o calor e os ruídos emitidos pelo mesmo.

O PU tbm está nos carros nos revestimentos, adesivos, selantes e elastômeros (CASE).

 

Os revestimentos de poliuretano proporcionam ao exterior do carro alto brilho, durabilidade, resistência a arranhões e resistência à corrosão. O PU também é usado ​​para esmaltar para-brisas e janelas, aumentando a resistência dos vidros.

Os selantes e adesivos de poliuretano são usados ​​na produção de faróis, luzes de sinalização e luzes traseiras, e geralmente são usados ​​para colar para-choques e para-brisa no veículo. A força de união, durabilidade, calor e resistência aos raios ultravioleta, combinada com a facilidade de aplicação, tornam os adesivos de poliuretano de longe uma das melhores opções para essas partes do seu carro!

Já os elastômeros são ​​utilizados nas vedações de água, anéis de vedação e enchimento de pneus resistentes a perfurações. A facilidade de moldar esses materiais, combinada com a resistência, durabilidade e leveza do poliuretano os tornam ideais para uso em todas essas áreas importantes.

 

Quer entender mais sobre as aplicações das tecnologias de poliuretano para o mercado automotivo? Entre em contato com nossa equipe: +55 47 3270 1900.

 

Preencha o campo "Você é"!