Como o poliuretano ajuda no isolamento térmico?

O poliuretano  muito usado na cadeia do frio, especialmente pelas suas propriedades como isolante térmico. Ele é a alma de vários produtos deste segmento, como geladeiras, congeladores, câmaras frias, adegas, caixas térmicas e muitos outros. É o fator K a grande característica responsável pela sua fama como excelente isolante térmico.

 

Quando a troca com os meios externos é impedida e não sofre com as suas oscilações, o meio interno fica mais estável e demanda menos desempenho dos outros componentes responsáveis pela temperatura, como motores. Na prática, representa economia. Também significa segurança de que os materiais armazenados não sofreram alteração de temperatura.

Se tratando de um segmento que muitas vezes é responsável pelo transporte de alimentos, pelo armazenamento de medicações ou pela preservação de mercadorias que perecem fora de um clima regulado, o perfeito isolamento térmico é fundamental.

 

Aplicado por injeção de baixa ou alta pressão, o poliuretano tem um rendimento ótimo, fluidez e uniformidade de preenchimento. Seu desmolde é rápido e o processo não está sujeito a problemas com retrabalho. Está disponível em densidades e especificações que variam conforme a necessidade de cada empresa. Este é outro ponto que faz seu uso popular para o isolamento térmico: sua adaptação e seu fácil manejo. Ele se adequa a todos os produtos e a qualquer parque fabril, já que é completamente personalizado.

 

Ainda se trata de uma tecnologia ambientalmente favorável, já que seu agente expansor é o HFO, gás que não representa impacto ambiental e está dentro das regras vigentes. As Hidrofluorolefinas têm o melhor custo-benefício do mercado, sendo seus atrativos o fato de não ser inflamável, corosivo e estavel, como aqui na Flexível e, claro, ao seu apelo sustentável.

 

Curioso sobre as aplicações de poliuretano como isolante térmico na cadeia do frio? Aqui explicamos mais sobre a flexxThermal, a tecnologia para fabricação de espumas rígidas em poliuretano para a cadeia do frio.

Como as tecnologias em poliuretanos são customizadas de acordo com cada cliente, estamos sempre à disposição para ouvir sobre novos projetos. Analisamos tanto a necessidade de isolamento térmico que o produto requer, quanto o parque fabril de cada empresa para oferecer as soluções mais assertivas e viáveis. Vamos conversar?

Preencha o campo "Você é"!