Cadeia do Frio tem um grande aliado, o PU

O poliuretano é um dos maiores aliados da Cadeia do Frio. Contribui com empresas que precisam de controle de temperatura e de condições específicas de refrigeração.

 

Consegue imaginar as proporções da sua importância? Estamos falando da preservação desde alimentos até medicamentos, de necessidades que englobam dos processos de produção até a chegada e o momento que antecede o consumo.

 

Mas qual a grande ajuda do poliuretano à Cadeia do Frio? Graças ao seu fator K excelente, o PU atua como um ótimo isolante térmico. Sua baixa troca de calor com o ambiente evita que a temperatura externa influencie nas áreas internas. Respeitando essas características térmicas, perdas são evitadas e custos são reduzidos, já que a regulação artificial feita de forma elétrica é menos exigida.

Como espuma rígida, o poliuretano é a alma dos equipamentos. Ele forma suas estruturas e une seus componentes, ao mesmo tempo em que fornece seus atributos de isolamento térmico. Exemplificando, ele é a parte interna das geladeiras, o que está por dentro das paredes de câmaras frias e o “recheio” das telhas com manta térmica.

 

Em outra tecnologia, ele é a base para os adesivos de contato, usados para colar placas de metal, fibra, EPS ou mesmo outras placas de PU. Eles estruturam e fixam as paredes dos equipamentos com uma aderência impecável e respeitando os padrões de segurança.

 

O poliuretano também é aliado do meio ambiente

 

E as empresas que trabalham com ele consequentemente atuam em prol da sustentabilidade. A Flexível usa o gás expansor ecologicamente correto: o HFO. Desde 2020 é lei a abolição do uso dos HCFCs e já estamos de acordo com essa nova e promissora realidade. Fomos pioneiros no Brasil e vemos como um grande benefício difundir o uso do HFO entre a indústria. Além de estar dentro da lei, o HFO é mais seguro por não ser inflamável, não apresentar riscos à camada de ozônio, por ser um excelente isolante térmico, por apresentar alta performance e ter eficiência energética superior. Como outro ponto positivo, não necessita de grandes investimentos; todas as alterações necessárias no parque fabril são justificadas pelo melhor custo-benefício, que acaba gerando compensação dos valores graças a sua durabilidade e qualidade.

Confira nosso Material Exclusivo sobre a Cadeia do Frio para saber mais sobre as vantagens do poliuretano! E entre em contato para conversar sobre o projeto da sua empresa!

Preencha o campo "Você é"!