Descubra os benefícios do isolamento térmico de poliuretano

O poliuretano é um material muito usado para isolamento térmico em diversos setores, devido seu rendimento e eficiência na aplicação. Sua versatilidade permite usar essa tecnologia tanto em residências como em áreas industriais, oferecendo em ambas, ótimos resultados.

Controle de temperatura, economia e custo-benefício são os principais fatores que contemplam a instalação de um sistema de isolamento, principalmente em regiões em que há extremos de temperaturas, mais altas ou mais baixas, mantendo o ambiente sempre agradável.

Aplicações do isolamento térmico de poliuretano

Um dos usos mais comuns do poliuretano no isolamento térmico é nas telhas tipo “sanduíche”, feitas com chapas de aço galvanizados e miolo com espuma rígida de poliuretano.

Esse tipo de cobertura é considerado muito econômico, porque evita o desperdício de material, já que é feito sob medida e de fácil instalação, com montagem feita através de encaixes. E claro, pode ser instalada em residências, galpões e indústrias.

A cobertura oferece isolamento térmico e acústico de alto desempenho, porque o poliuretano possui melhor coeficiente de condutividade térmica, que além de manter a temperatura, se torna um isolante acústico que contribui para o conforto do ambiente.

A aplicação do poliuretano spray em silos e estruturas de armazenagem de grãos tem sido um importante fator de economia e produtividade para as empresas.

O isolamento térmico proporciona ganho de produção, com armazenamento e aproveitamento da safra por muito mais tempo, evita o surgimento de brotos ou queima dos cereais, impede a entrada de umidade, infiltração ou insetos e diminui os custos com a energia elétrica.

Na cadeia do frio, o poliuretano já é um velho conhecido, presente em eletrodomésticos da linha branca, em refrigeradores industriais e gôndolas de supermercados, que precisam manter a temperatura com economia de energia.

Nas regiões mais frias, principalmente na Europa, a maioria das residências é construída com amplo isolamento térmico de poliuretano expandido. As paredes, cobertura e tubulação são preenchidas com a matéria-prima, que impede a variação de temperatura e mantém a residência aquecida nos períodos de inverno.

Principais vantagens do isolamento térmico com poliuretano:

– Rápida aplicação
– Impermeabilização
– Redução do consumo de energia elétrica
– Resistente a interferências climáticas
– Controle da temperatura
– Ótima selagem
– Estabilidade
– Eficiência
– Melhor aproveitamento das tecnologias e equipamentos
– Durabilidade

A versatilidade do poliuretano permite que ele se adapte a diversos tipos de estruturas ou necessidades do projeto, como em tubulações, oleodutos, containers, frigoríficos, carrocerias, vagões ferroviários e navios são alguns dos exemplos mais comuns.

Uma tecnologia completa para isolamento térmico e acústico pode ser adquirida com a Top Thermal, exclusiva linha da Flexível para o mercado de espumas rígidas.

Disponibilizada de acordo com a necessidade do projeto, ela é desenvolvida para ajudar a reduzir o consumo de energia e aumentar a durabilidade dos equipamentos devido sua eficiência. Ela é fabricada com ativadores, estabilizadores, extensores de cadeia, reticuladores antichama e agentes de expansão.


Preencha o campo "Você é"!