As vantagens do poliuretano na produção de estofados

Dos últimos tempos pra cá, a beleza e o design dos estofados deixaram de ser os únicos fatores avaliados na decisão de compra dos consumidores. Isso porque o conforto passou a falar mais alto, principalmente em um momento onde todos obrigatoriamente passaram a ficar muito mais tempo dentro de suas casas e a sala de estar virou até espaço de home office. Mais do que um espaço de lazer para assistir e relaxar, os sofás assumiram o protagonismo dos lares, sendo utilizados até mesmo para dormir ou trabalhar.

Dessa maneira, as espumas de conforto se tornam cada vez mais relevantes na produção de estofados. Para oferecer produtos que acomodem com maciez e firmeza a longo prazo, os fabricantes moveleiros devem investir em espumas de diferentes densidades, que irão atender às necessidades específicas de cada parte do estofado, como assentos, encostos e braços.

É justamente por isso que a maioria dos fabricantes escolhe as espumas flexíveis de poliuretano, em diferentes tipos e faixas de densidade, para desenvolver produtos de alto conforto e qualidade, com a dureza e a resistência necessárias para cada tipo de aplicação.

Continue lendo para entender mais sobre as vantagens das espumas de poliuretano e conhecer as tecnologias oferecidas pela Flexível para esse segmento.

Vantagens das espumas de PU

Entre as principais vantagens das espumas flexíveis de poliuretano podemos destacar: ótimo acolchoamento, elasticidade, conforto, facilidade de corte, resistência à fadiga, degradação e rasgamento. Além disso, é possível desenvolver espumas de PU com diferentes densidades para atender à necessidade de conforto de cada parte do estofado.

Densidade das espumas de PU

As espumas de poliuretano podem ser classificadas em baixa, média e alta densidade. Para um sofá firme, mais resistente e confortável, a densidade da espuma deve ser maior que 28 g/cm³, por exemplo. Para um sofá ainda mais confortável, assentos e braços podem receber espumas de baixa densidade, que são mais macias. Por isso, a combinação de diferentes densidades na montagem do estofado é uma das práticas mais adotadas pelo mercado moveleiro.

Tecnologias Flexível

Confira abaixo as quatro principais tecnologias da Flexível para a fabricação de espumas flexíveis de poliuretano em diferentes densidades:

UC2240

Para espumas de baixa densidade, 24 g/cm³.

Oferece conforto e maciez para travesseiros e camadas de conforto dos estofados, como assentos e braços.

Média densidade

UC 2236

Para espumas de média densidade, 28 g/cm³.

Oferece firmeza e resistência. Muito utilizada na substituição da fibra siliconada no encosto dos estofados.

UC2239 e UC2235

Para espumas de alta densidade, entre 45 e 55 kg/cm³.

Oferecem alta resistência. Muito utilizadas como camada de conforto e suporte, principalmente em colchões de alta linha.

Como você pode ver, as tecnologias de espumas de PU e aditivos do Grupo Flexível oferecem todas as condições para os fabricantes desenvolverem estofados de alto conforto. Entre em contato com nossa equipe e saiba mais!

Preencha o campo "Você é"!