Aplicações aleatórias de PU

O mundo do poliuretano (PU) tem infinitas aplicações, devido a sua capacidade de adaptação às mais diversas formas e durezas. Trata-se de um material do grupo de plásticos que, direta ou indiretamente, está presente em praticamente todas as coisas que fazem parte do nosso dia a dia.

 

Tecnicamente, é um polímero versátil utilizado na produção de espumas rígidas ou flexíveis, utilizadas por indústrias de vários setores. Cerca de ¾ do consumo global de poliuretano são na forma de espumas*, geralmente pouco perceptíveis à observação, pois ficam escondidas atrás de outros materiais. Entretanto, são indispensáveis para um excelente custo-benefício e alto desempenho da fabricação. É o caso das espumas rígidas utilizadas no interior de refrigeradores e freezers – que são responsáveis pela manutenção das temperaturas – e das espumas flexíveis, utilizadas em estofados, colchões, travesseiros, entre outros estofamentos.

 

Tipos e aplicabilidades do PU

 

Flexível, leve e resistente, o PU é uma solução bastante versátil. Confira abaixo os diferentes tipos de poliuretano disponíveis para aplicação nos mais diversos formatos e funções:

Poliuretanos fundidos

Adesivos

Espumas rígidas e flexíveis

Termoplásticos

Microcelulares

Revestimentos superficiais (sprays)

 

Onde está o poliuretano

 

Em quase tudo o que você pode (ou não) imaginar! A tecnologia pode ser aplicada nos setores de construção civil, moveleiro, eletrodomésticos, embalagens, transportes, saúde, têxtil, máquinas e equipamentos, eletrônicos, roupas e calçados. Em todos os cômodos da sua casa ou departamentos do seu trabalho é provável que tenha PU. Em esponjas para lavar louça, no duto do ar-condicionado, no teto do carro, na capinha do seu celular, dentro da parede como isolante acústico, no carpete, nos brinquedos das crianças e aí por diante.

 

 

 

Locais inusitados onde o PU pode ser aplicado:

 

Filtro de ar do carro

Quando a necessidade é de amortecimento, proteção e isolamento, o poliuretano traz vantagens muito importantes para o setor automotivo. A vedação do filtro do sistema de ar é um exemplo onde o poliuretano cumpre função essencial para a filtragem dos resíduos e o bom funcionamento do motor.

 

Peles cinematográficas

Sabe as peles falsas aplicadas em atores para dar vida a personagens de filmes, como monstros, animais ou outros? Elas também são feitas com soluções em poliuretano.

 

Preservativos

Vários tipos de preservativo já são feitos de poliuretano, principalmente aqueles destinados às pessoas sensíveis ou alérgicas ao látex. Além disso, a camisinha feita de poliuretano é duas vezes mais forte do que a de látex e mais fina.

 

Roupas e calçados

Dificilmente passa pela nossa imaginação, mas boa parte do que vestimos contém poliuretano em sua composição. É o caso de sapatos de proteção, onde a borracha é substituída pelo PU para conferir mais leveza e resistência; bojos de sutiãs e biquínis com espuma interna de poliuretano; roupas esportivas e fitness em elastano, material sintético com base de produção em poliuretano.

 

Brinquedos

Os melhores brinquedos do mercado são feitos de poliuretano atóxico e inodoro, com grande resistência quando comparados a brinquedos feitos de plásticos de baixa qualidade.

 

Medicina

Na área da saúde, uma aplicação inusitada do PU é como cimento ósseo para implantes de próteses e reparador de perdas ósseas.

 

 

Contamos com as melhores tecnologias em poliuretano para oferecer soluções inovadoras para o seu negócio. Entre em contato com nossos profissionais e conheça mais!

 

 

*Fonte: https://poliuretanos.com.br/Cap1/11mercado.htm

Preencha o campo "Você é"!