Adesivo estrutural para a Cadeia do Frio: versatilidade e eficiência na aplicação

O poliuretano é amplamente usado em espumas rígidas e flexíveis, mas a sua versatilidade se estende também na utilização de revestimentos e adesivos, devido à sua reatividade e flexibilidade de formulações, aplicações tecnológicas, boas propriedades mecânicas e de adesão e resistência às intempéries.

 

Por essas vantagens – e outras que veremos mais adiante –, uma aplicação típica do adesivo de poliuretano é a montagem de painéis de isolamento térmico, na qual ele serve como componente de união da madeira com o poliestireno expandido, espuma rígida de poliuretano e aço. Podemos chamar isso de “sanduíche de substratos”. Nos adesivos de contato, o poliuretano é base para a colagem das placas, sejam elas de metal, fibra, EPS ou mesmo de PU.

 

Nesses casos, os adesivos estruturais servem para estruturar e fixar as paredes dos equipamentos, garantindo uma aderência perfeita e toda a segurança necessária. Com isso, a vedação é tão eficiente que não compromete a refrigeração. Esses painéis são largamente utilizados na montagem de câmaras frigoríficas, além da aplicação em carrocerias e baús de caminhões.

 

 

Com as placas de poliuretano para isolamento térmico você pode contar com o baixo peso, facilidade de manuseio e boa resistência mecânica.

 

Quando se trata da Cadeira do Frio, a aplicação do PU ainda vai além, sendo usado em refrigeradores comerciais e industriais, gôndolas e ilhas de supermercado, cervejeiras, adegas, caixas térmicas, carrinhos de sorvete, freezers, conservadores de gelo e expositores.

 

Já os adesivos de PU para a Cadeia do Frio são utilizados por conta de suas propriedades reométricas, podendo ser adaptados para uso com vários materiais. Para você compreender sua efetividade, podemos ressaltar que os adesivos permeiam os poros dos substratos e, quando curados, apresentam excelente dureza e resistência à água. Isso acontece devido à baixa viscosidade do poliuretano.

 

Vamos entender um pouco mais sobre os adesivos, que se dividem em duas categorias: bicomponente e monocomponente. Conheça as diferenças:

Adesivos bicomponentes: são compostos por resinas líquidas que, ao ser misturarem com seus reagentes de cura, transformam-se em um polímero altamente resistente. São aplicados diretamente sobre a superfície das peças a serem coladas. Esse tipo de adesivo oferece total controle do tempo de cura, podendo ajustá-lo de acordo com a necessidade de cada cliente e processo.

Adesivos monocomponentes: nesse caso, as formulações já estão aditivadas com seus respectivos agentes de cura e estabilizadas para entrar em ação ou cura quando expostas ao ar, umidade.

Os dois tipos de adesivo de PU oferecerão resistência à umidade e um ótimo trabalho em temperatura ambiente, tornando-se um produto bastante eficaz, física e quimicamente falando. Conheça melhor os benefícios dos adesivos estruturais:

O adesivo estrutural é a alternativa ideal se você precisa de customização nos seus projetos para a Cadeira do Frio. A Flexível desenvolve uma fórmula focada em atender às suas necessidades. E para oferecer ainda mais eficiência no resultado final, contamos com a tecnologia exclusiva flexxBond, que faz parte da linha de adesivos da Flexível.

O principal diferencial é o excelente poder de adesão, sendo que com uma baixa dosagem já é possível garantir o resultado, proporcionando um alto rendimento da solução. É ideal para a colagem de diferentes materiais, atuando na aderência do poliuretano, como EPS, metal, plásticos, placas de poliuretano, entre outros. Além da solução bicomponente, a versão monocomponente também ganha espaço, com vantagens especialmente ligadas à agilidade do processo, e com isso você ainda tem a vantagem da redução de mão de obra.

 

Entre em contato com os nossos profissionais e conheça as nossas soluções para a Cadeia do Frio.

Preencha o campo "Você é"!