Adesivo estrutural em poliuretano: conheça esse lançamento!

O adesivo estrutural revolucionou a forma de colagem de muitos materiais, principalmente quando se trata de peças grandes. Visando oferecer essa inovação a seus clientes, a Flexível lançou o adesivo estrutural à base de PU.

Esse adesivo promove um tipo de adesão química, atuando como elemento de ancoragem entre diferentes superfícies. Ele substitui métodos tradicionais de fixação e garante redução nos custos dos projetos.

Caracterizado por sua alta resistência, o adesivo estrutural de PU substitui as adesões físicas, como as realizadas com furos ou soldas, permitindo uma aplicação contínua, rápida e prática nos mais diversos segmentos, sobretudo na indústria automotiva. Na montagem de veículos, os adesivos estruturais de poliuretano são utilizados nas mais variadas aplicações: da montagem de portas, painéis de coluna e capôs ao revestimento e montagem de bancos, porta-malas e outros componentes internos, promovendo inclusive melhorias estéticas.

Neste conteúdo você vai entender mais sobre os principais benefícios do adesivo estrutural de PU e como ele pode se tornar uma excelente alternativa para substituir a adesão física na montagem de peças da indústria automotiva à construção civil.

Devido a sua versatilidade e resistência a todo tipo de intemperismo e estresse, como tração, cisalhamento, clivagem, impactos, carga e movimentações, o adesivo estrutural de poliuretano oferece ótimo custo-benefício para as fabricantes, pois permite uma montagem mais rápida, com menor período de fixação e ganho de produtividade.

Confira todos os benefícios:

  • Redução do peso da montagem final;
  • Menor período de aplicação e fixação;
  • Melhor acabamento e uniformidade, sem furos e parafusos para fazer a junção;
  • Versatilidade na fixação de diversos materiais;
  • Maior durabilidade;
  • Maior liberdade na criação de projetos, aumentando as possibilidades de junções;
  • Formulação customizável para atender às exigências técnicas necessárias;
  • Alta resistência;
  • Não inflamável.

 

O adesivo estrutural à base de PU conta com as seguintes propriedades de resistência:

  • Tensão por cisalhamento;
  • Tensão de ruptura;
  • Alongamento;
  • Rasgo.

 

Principais aplicações dos adesivos estruturais em PU:

Para a indústria automotiva, a solução pode ser empregada em diversas fases da fabricação, desde o design até a montagem e o reparo. A seguir, confira suas principais aplicações:

 

Veículos leves: colagem de reforços, portas, capôs, tampas traseiras, grades, faróis, entre outros componentes internos e externos.

 

Barcos e navios: colagem do casco ao convés, estruturas do piso e demais componentes internos.

 

Ônibus: colagem de cúpulas, teto, chapas laterais, portas do bagageiro, painel interno, revestimentos internos, para-choque, grades, entre outros componentes.

 

Maquinários agrícolas: colagens de capôs, para-lamas, tetos, cabines, entre outros componentes internos e externos.

 

Construção civil: colagens de ACM para fachadas, letras caixa, estruturas metálicas, entre outros componentes em alumínio, metal e plásticos de engenharia.

 

Caminhões e carretas: colagens de capô, perfis e laterais de baús, teto, para-lamas, entre outros componentes internos e externos.

 

Turbinas eólicas: colagens de componentes internos das pás em diversos materiais.

 

 

A Flexível oferece a linha Flexx Bond CL, composta por adesivos bi e monocomponentes de alta performance. As tecnologias podem ser desenvolvidas de acordo com a necessidade de cada cliente, para se enquadrar dentro do processo produtivo atual e das exigências técnicas de cada aplicação e segmento.

 

Conheça todas as tecnologias Flexível e saiba mais sobre nossas soluções personalizadas: +55 47 3270 1900.

Preencha o campo "Você é"!