Área Restrita

Conheça a Flexx Thane, uma das melhores tecnologias em elastômeros

Os elastômeros em poliuretano são uma solução completa para diversos segmentos do mercado que necessitam do material. A tecnologia Flexx Thane, da Flexível, foi desenvolvida especialmente para atender de maneira completa as necessidades de vários setores.

A principal característica de um elastômero de poliuretano ou polímero, é a sua capacidade elástica, que é capaz de receber uma carga pesada e voltar ao seu formato normal após a retirada do peso.

Por isso ele se tornou um material tão diferenciado para tantos setores da indústria. Todos os elastômeros possuem versatilidade, são elaborados com as características de desempenho de acordo com as necessidades para a sua aplicação e com diferentes tipos de processamento.

Isso permite que a tecnologia seja desenvolvida especificamente para atender as necessidades da aplicação, com total capacidade de personalização e diversificação de moldes e formatos.

Os elastômeros da Flexível possuem durezas de 25 Shore A até 85 Shore D e base de polióis, poliésteres, poliéter, caprolactonas e policarbonatos.

Toda a linha possui o diferencial de ser resistente à abrasão, compressão, resistência ao impacto e tenacidade. Além disso, ela possui excelente resiliência, é resistente à baixa temperatura, produtos químicos e óleos em geral.

Quais segmentos usam elastômeros de poliuretano?

Essenciais em muitos equipamentos, os elastômeros de poliuretano estão presentes em muitos segmentos. O uso mais comum na indústria é em peças técnicas, como acoplamento de motores e máquinas, e de maneira geral onde é necessário maior flexibilidade e resistência.


Em máquinas e equipamentos, as correias desenvolvidas com poliuretano elastomérico são sinônimos de eficiência e durabilidade. Isso porque elas não se desgastam com facilidade, independentemente do tipo de máquina ou esforço aplicado.

Na indústria automotiva, por exemplo, os elastômeros são excelentes para promover mais vedação e leveza nas peças, graças aos elastômeros termoplásticos, que podem ser usados em várias formas, inclusive em painéis, botões, alavancas e peças internas.

O setor de mineração usa principalmente em peneiras e peças, enquanto na construção civil ele está presente em impermeabilizantes e isolantes.

O uso do poliuretano na construção civil vem se destacando cada vez mais para várias aplicações. Uma delas é o uso de elastômeros como impermeabilizantes, para evitar infiltrações de água, gases poluentes e chuva ácida, por exemplo.

A manta asfáltica produzida com polímeros se transformou em um material muito vantajoso para este segmento, porque melhora a qualidade em relação ao material tradicional. Ela proporciona melhor coesão entre partículas, elasticidade, resistência a fadiga e maior resistência aos raios solares, muito importante para esta aplicação.

Os elastômeros são amplamente usados em peças técnicas gerais, como em rodas dos carrinhos industriais, engrenagens e em uma infinidade de aplicações. Muitas pessoas não imaginam, mas eles também estão no dia a dia, como nas rodinhas de skate ou patins, por exemplo.

Personalização de elastômeros

Devido às inúmeras possibilidades de características de elastômeros, a linha Flexx Thane oferece a personalização de acordo com a demanda do cliente. Por isso, todas as fórmulas podem ser desenvolvidas buscando a especificação sob medida para cada projeto.

Além disso, essa tecnologia é fabricada do tipo casting, ou seja, por moldes, o que permite ainda mais a variação de modelos e tipos de peças.

Clique aqui e conheça mais sobre a linha de elastômeros de poliuretano Flexx Thane.

[E-book] 4 vantagens do poliuretano para filtros de ar automotivo