Área Restrita

5 aplicações do poliuretano que estarão no seu verão

Há quem ame e quem odeie, mas temos que concordar que o verão é a estação que mais combina com sol, mar e praia. E o que praia tem a ver com poliuretano? A resposta é TUDO. Já mostramos para você algumas das aplicações inusitadas do poliuretano, que muita gente nem conhece. Agora, vamos apresentar as 5 aplicações do poliuretano que vão acompanhar você durante o verão.

Ainda mais se você for do tipo que gosta de curtir as férias de final de ano na praia. Ficou curioso? Então continue a leitura!

Prancha de Surfe

prancha-de-surfe

Desde os anos 1950, a espuma rígida de poliuretano é o material que constitui grande parte das pranchas de surfe.

Além do PU, várias camadas de fibra de vidro dão a cobertura para que a prancha se fortaleça e deslize ainda melhor na água.

A flexibilidade proporcionada pelo poliuretano é muito elogiada, especialmente pelos profissionais que praticam o esporte.

Caixa térmica

caixa-termica

Para garantir a temperatura adequada dos alimentos mesmo sob o calor do sol de verão, a caixa térmica deve possuir um isolamento térmico adequado.

Uma das tecnologias mais utilizadas para preservação da temperatura é o poliuretano, que permite um melhor aproveitamento do espaço útil interno, melhor qualidade de isolamento e maior solidez da peça.

Algumas caixas térmicas ainda possuem tampa com espuma rígida de poliuretano, que proporciona a vedação total da caixa e elimina perdas térmicas!

Freezer e refrigerador

freezer-e-refrigerador

São os eletrodomésticos favoritos da estação e obviamente, os mais usados. Para gelar as bebidas, picolés, sorvetes e tudo que refresca, esses equipamentos são estruturados com poliuretano na parte interna.

Essa aplicação garante mais eficiência térmica, economia e qualidade do controle de temperatura.

Colchão

colchão

Com as altas temperaturas chegando, passar um tempo de qualidade na cama é algo que todos almejam.

Para escapar do suor excessivo e promover maior circulação do ar, existem espumas de poliuretano mais frescas, ideais para as altas temperaturas do verão, como a viscoelástica e a látex.

Outra forma de driblar o calor excessivo é preferir colchões com estrutura de mola, pois eles são mais ventilados do que os colchões produzidos inteiramente de espuma de poliuretano.

Sandálias

sandalia

Outro item que acompanha o verão são as sandálias, item indispensável para escapar do calor excessivo. O sapato aberto ajuda a combater odores indesejados e a proliferação de microrganismos.

Caso você não consiga escapar do tênis, escolha as palmilhas viscoelásticas, que também tem propriedades que auxiliam na ventilação dos pés.

O PU é muito utilizado em sapatos femininos de moda, especialmente os de sola tipo plataforma, pois imita perfeitamente outros materiais, como cortiça, madeira e couro.

O sistema de poliuretano é utilizado há anos em solados, principalmente devido à alta resistência à abrasão, flexão e rasgo.

Para saber mais sobre a aplicação do poliuretano no setor calçadista, acesse nosso e-book especial sobre o assunto, com tudo que você precisa saber para investir nessa tecnologia!